quinta-feira, 25 de março de 2010

Dossiê Água

Dossiê Água

Escassez: Do total de 1,39 bilhão de quilômetros cúbicos de água da Terra,menos de 1% é potável de fácil acesso. Mas a crise de água é menos uma questão de escassez natural do que mau gerenciamento e uso.O crescimento demográfic,as alterações climáticas e a rápida urbanizaçãodo planeta estão entre os fatores que mais pressionam o ciclo hidrológico:consumimos água mais rápido do que a natureza tem capacidade de repor.
Conflitos: A ONU identifica 273 auíferos e 163 bacias hidrográficas transnacionais,que abrangem 145 países,ondevivem mais de 40% da população mundial.
Muitos desses lugares registram guerras e revoltas armadas e motivadas pela escassez de água.A disputa pelo controle de rios e aquíferos está entre as causas de alguns dos mais longos embates,como a guerra entre judeus e palestinos.
Usos:Quanto mais rica é uma nação,maior o consumo de água por habitante.
Os países que não detém fontes suficientes para a agricultura importam água virtual(contida na produção de alimentos)de outras nações.A importação de água virtual democratiza o acesso a esse recurso natural.Mas ameaça cpmprometer as reservas dos países produtores.
Mercadoria:A Água é um bem natural,a que toda a humanidade tem direito.
No entanto,a escassez faz com que ela se transforme em bem econômico.As populações mais pobres do planeta,sem serviços de abastecimento e saneamento,pagam carov pela água.
Brasil: Com cerca de 13% de toda a água doce superficial do planeta,o país tem os mananciais mal distribuídos em relação à densidade demográfica de cada região.
Cerca de 70% de todas as reservas ficam na Região Norte,a menos povoada. A falta de de serviços de tratamento de esgoto afeta grande parte da população,tanto na periferia das grandes cidades quanto no meio rural. A universalização desse serviço pode ocorrer apenas no próximo século,se não houver mais investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário