quinta-feira, 25 de março de 2010

Terremotos

Terremotos

Placas Tectônicas - São os imensos blocos de rocha sobre os quais assentam os continentes e o fundo dos oceanos.
As placas movem-se,empurradas pelo movimento de convecção do manto inferior(que é sólido,mas tem plasticidade).
Placas Convergentes- São as placas que se chocam e se comprimem,criando cadeias montanhosas como a dos Himalaia e as dos Andes.A pressão acumulada nessa compressão é liberada regularmente na forma de terremotos.
Placas Divergentes-São as que se afastam abrindo uma fenda pela qual pode surgir magma.O Oceano Atlântico é cortado por uma fenda desse tipo,de norte a sul. O matrerial que escapa cria uma cadeia montanhosa submersa.
Falhas Transformantes- São criadas por duas placas que escorregam uma ao longo da outra. A energia acumulada no atrito também provoca terremotos.Exemplo de falha transformante é a de San Andreas,na costa da Califórnia e no litoraloeste do México.
Escala Richter- Mede a magnitude de um abalo sísmicco - a quantidade de energia liberada e seu alcance. A escala vai de 1 a 10 e é logarítmica - ou seja, a cada ponto de magnitude,a amplitude das ondas aumenta dez vezes.
Deriva dos Continentes - É o deslocamento contínuo dos continentes,como expressão do movimento das placas tectônicas.
Tectônica de Placas - Consolidada na década de 1960,a teoria amplia e complementa a hipótese anterior da deriva continental.Segundo ela , toda a crosta do planeta se move - incluindo o fundo dos oceanos.A Terra tem 12 grandesplacas tectônicas.Em alguns pontos,essas placas sobem á superfíciee,em outros, mergulham de volta ao manto.Desse modo,a crosta terrestreestá em em contínuo processo de renovação. 09/02/10 de Profª Marlene Excluir
Editar Visualizar Dossiê Água 08/02/10 de Profª Marlene Excluir
Visualizar Visitando o Parque Ibirapuera - Uma Aventura Ambie... evento, Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário