quinta-feira, 25 de março de 2010

Novos Ares no Oriente Médio?

Berco de civilizações milenares, o Oriente Médio é a região do mundo que concentra o maior número de conflitos por quilômetro quadrado. Não por acaso, tem sido a prioridade da política externa de Obama em seus primeiros meses de governo.
Fatores políticos e econômicos explicam a importância do Oriente Médio no mundo contemporâneo. A área abriga as maiores reservas conhecidas de petróleo e gás do planeta,que, nos últimos 100 anos, se tornaram chaves para a economia mundial
Quase dois terços de todas as jazidas do mundo estão concentradas ali. As disputas pelo controle dos recursos petrolíferos estiveram na origem de muitas intervenções armadas de potências estrangeiras, principalmente a França,o Reino Unido e os E.U.A. Uma das razões para a ocupação do Iraque do Estados Unidos, em 2003 , está nesse interesse pelas riquezas naturais do país.
O grande acontecimento que impactou a região do século xx foi a fundação do Estado de Israel , em 1948. O novo país, ao ocupar o território da Palestina , desalojando milhares de árabes palestinos que ali viviam, criou uma situação de tensão que perdura até hoje.
Outras disputas fazem parte desse quadro geral. A Arábia Saudita, que tem população de maioria sunita(uma das vertentes do islamismo),opõe-se ao crescimento de influência do Irã de maioria xiita(outro ramo do islamismo). O governo saudita busca exercer um papel de peso nas negociações de paz entre Israel e os palestinos. De outro lado, o Irã tem ascendência sobre partidos xiitas que estão no governo do Iraque e fornece ajuda financeira a grupos como o Hezbollah , no Líbano, e o Hamas,nos territórios palestinos.
Nos últimos anos,ganhou releância a questão do programa nuclear do Irã,pois as potências ocidentais acreditam que o país dá passos largos para construir bombas atômicas.
Toda essa situação conflituosa está relacionada ainda ao que acontece nas regiões limítrofes ao Oriente Médio,como a Ásia Central onde se situam Afeganistão e Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário