quinta-feira, 25 de março de 2010

Urbanização e Metropolização do Brasil

Urbanização e metropolização do Brasil

As questões sociais também são ecológicas.É notório o agravamento das mazelas sociais nos países subdesenvolvidos,inclusive no Brasil.
São comuns noticias que enfocam os problemas ambientais dos moradores de cidades grandes como São Paulo.
Esses dramas atingem com maior intensidade as camadas mais carentes da população,que,quase sempre confinadas em favelas,cortiços e bairros carentes,sofrem com a constante escassez de água,deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios e córregos.
Por que as camadas sociais mais pobres são mais atingidas por esses problemas?
Porque o modelo de ocupação do espaço urbanização reproduz o modelo excludente de desenvol-vimento socioeconômico global. Em outras palavras, a infra-estrutura privilegia os bairros mais abastados em detrimento dos mais carentes.Isso ocorre porque os elementos básicos para a sobrevivência,como água potável,escola,moradia,hospitais e transporte,são concebidos como fontes de lucro.
Desse modo,as empresas concessionárias de serviços públicos não têm interesse em levar energia elétricaa e telefone a bairros carentes,cujos moradores não possuem recursos para pagar pelo uso desses serviços.
Ou seja, a lógica do lucro espraia-se para serviços básicos,que deveriam ser garantidos universalmente. O mesmo se aplica à casa própria,pois a moradia deve ser considerada um direito básico de todo cidadão.No entanto a mradia também é mercadoria,que deve ser adquirida mediante compra.
Isso gera especulação imobiliária,que lança os pobres para a periferia,onde cresce uma verdadeira cidade informal,geralmente não mapeada,dotada de precária infra-estrutura e ocupada pela população de baixa renda,desassistida pelos orgãos públicos.
Essa cidade informal geralmente ocupa,de forma indiscriminada,áreas ambientais frágeis,como
encostas de morros e margens dos rios,que jamais deveriam ser urbanizadas.
É preciso reverter essa lógica perversa,que cria duas cidades: a informal,retratada acima,geralmente não mapeadas pelos orgãos públicos,e a formal, localizada em áreas mais centrais,dotadas de melhor infra-estrutura,como saneamento básico,e assistida pelos serviços públicos.Mesmo porque a perpetuação desse modelo de ocupação urbana é insustentável a médio e a longo prazo: até quando a natureza irá suportar esse descaso para com a água por exemplo? A remoção da vegetaçãao original em áreas íngremes acelera a erosão,que,por sua vez,
provoca ao mesmo tempo assoreamento e menor vazão dos rios,multiplicando os casos de inundações.Essas, por sua vez,são agravadas pela impermeabilização do solo,que resulta da urbanização caótica,fenômeno que não preserva nem mesmo as várzeas dos rios.

3 comentários:

  1. Oi , me ajudou a fazer o trabalho da escola (:
    Muito bom , tomara que eu consiga um 10 ! haha'
    beijoos, continue o bloog :*

    ResponderExcluir
  2. gostei muito tomara que me ajuda na escola valeu...

    ResponderExcluir